EDUCAR É VIAJAR NO MUNDO DO OUTRO SEM NUNCA PENETRAR NELE. É USAR O QUE PENSAMOS PARA TRANSFORMAR O QUE SOMOS. AUGUSTO CURY

PROJETOS


EMEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

PROJETO CONTE UM CONTO
CHAPEUZINHO VERMELHO


TURMA DO 3º ANO
PROFª CRISTIANE R. FIUZA


Justificativa:
O trabalho com contos torna a aula mais atrativa e dinâmica. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Objetivos:
·       Recuperar as histórias da primeira infância;
·       Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
·       Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
·       Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
·       Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
·       Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
·       Explorar a linguagem oral e escrita.
Material
·         DVD Deu a louca na chapeuzinho
·         Televisão e vídeo;
·         Livrinho de história Chapeuzinho Vermelho – Clássicos
Encantados
·         Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,papel pardo, computador;
·         Gravuras;
·         Entre outros quer tiver necessidade.

Temas transversais
·       Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
·       Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Desenvolvimento:
LÍNGUA PORTUGUESA
(1)         Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
(2)         Ler a história toda e mostrar as figuras;
(3)         Ordenar a história;
(4)         Interpretação oral e escrita: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
(5)         Confecção de livrinho;
(6)         Atividades (adjetivo, diminutivo, aumentativo, frases, plural, singular, m e n);
(7)         Fazer um painel com as diferentes versões da história      (uma versão pra cada dia do projeto);
(8)         Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada;
(9)         Atividades de exploração lingüística;
(10)      Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, bilhete...);
(11)     Observar e ler diferentes tipos de bilhete.
(12)     Reescrita do texto coletivo: Reproduzir o conto de fadas com: título, seqüência, tempo, espaço, personagens, conflito, resolução do conflito, começo, meio e fim.
(13)     Contar outro final pra história;
(14)     Escrita de receita: Produzir a receita de brigadeiro, observando a  estrutura (título, ingredientes e modo de fazer).
(15)     Montagem de um livro gigante com as atividades feitas durante as aulas;
(16)     Dramatização com dedoches (confecção de dedoches)
(17)     Refletir sobre a história;
(18)     Assistir o filme Deu a louca na chapeuzinho para encerramento,
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
1)           Fixar a escrita de palavras da lista de animais;
2)           Circular as plantas que servem de alimentação para o homem.
3)           Reconhecer e identificar alguns meios de transportes:
4)           Reconhecer e identificar as quatro estações do ano.
5)           Identificar e reconhecer os membros que compõem a sua família.
6)           Identificar e diferenciar os alimentos doces dos salgados.
MATEMÁTICA
1)           Reconhecer o percurso longo e curto.
2)           Representar a situação-problema na forma de desenho.
3)           Reconhecer, vivenciar e representar o nosso dinheiro através de cédulas ou moedas.
4)           Reconhecer as quantidades através da receita;
5)           Atividades variadas de matemática de adição, subtração, multiplicação e divisão;
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais;
  • Espera-se que o aluno:
  • Leia com dicção, clareza, pontuação, entonação e com prazer;
  • Tenha participação espontânea e ativa