EMEF NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
PROJETO CONTE UM CONTO
CHAPEUZINHO
TURMA DO 3º ANO
PROFª CRISTIANE R. FIUZA
Justificativa:
O trabalho com contos torna a aula mais atrativa e dinâmica. Valoriza a língua como veículo de comunicação e expressão das pessoas e dos povos, abrangendo o desenvolvimento da linguagem, da leitura e da escrita.
Objetivos:
· Recuperar as histórias da primeira infância;
· Preparar a criança para a aprendizagem da leitura e da escrita, de maneira lúdica e criativa;
· Trabalhar com a narração, com o corpo e a gesticulação, entonação e preparação do espaço a ser utilizado pelas crianças, ampliando os vários sentidos da narrativa;
· Garantir ainda uma relação mais afetiva entre professores e alunos e facilitar uma melhor integração no ambiente escolar;
· Refletir sobre os princípios éticos, morais e culturais apresentados no vídeo, interligando-os com a realidade atual, desenvolvendo a habilidade da argumentação;
· Produzir textos diversos coletivamente (narrativos, descritivos, bilhete, receitas, anúncios,);
· Explorar a linguagem oral e escrita.
Material
· DVD Deu a louca na chapeuzinho
· Televisão e vídeo;
· Livrinho de história Chapeuzinho Vermelho – Clássicos
Encantados
· Diversos (sulfite, lápis de cor, giz de cera, cartolina,papel pardo, computador;
· Gravuras;
· Entre outros quer tiver necessidade.
Temas transversais
· Ética:
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Diálogo, respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
· Pluralidade Cultural:
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Educação – Diferentes formas de transmissão de conhecimento: práticas educativas e educadores nas diferentes culturas;
Cidadania: Direitos e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação lingüística.
Desenvolvimento:
LÍNGUA PORTUGUESA
(1) Apresentação do livro: capa, material, título, editora, ilustrações.
(2) Ler a história toda e mostrar as figuras;
(3) Ordenar a história;
(4) Interpretação oral e escrita: os alunos contam a história, identifica os personagens, o tempo, o espaço que acontece a história (Onde? Quando?);
(5) Confecção de livrinho;
(6) Atividades (adjetivo, diminutivo, aumentativo, frases, plural, singular, m e n);
(7) Fazer um painel com as diferentes versões da história (uma versão pra cada dia do projeto);
(8) Identificação e reflexão das atitudes apresentadas e realçadas na história, de maneira contextualizada;
(9) Atividades de exploração lingüística;
(10) Produção de textos diversos (narrativo, descritivo, bilhete...);
(11) Observar e ler diferentes tipos de bilhete.
(12) Reescrita do texto coletivo: Reproduzir o conto de fadas com: título, seqüência, tempo, espaço, personagens, conflito, resolução do conflito, começo, meio e fim.
(13) Contar outro final pra história;
(14) Escrita de receita: Produzir a receita de brigadeiro, observando a estrutura (título, ingredientes e modo de fazer).
(15) Montagem de um livro gigante com as atividades feitas durante as aulas;
(16) Dramatização com dedoches (confecção de dedoches)
(17) Refletir sobre a história;
(18) Assistir o filme Deu a louca na chapeuzinho para encerramento,
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
1) Fixar a escrita de palavras da lista de animais;
2) Circular as plantas que servem de alimentação para o homem.
3) Reconhecer e identificar alguns meios de transportes:
4) Reconhecer e identificar as quatro estações do ano.
5) Identificar e reconhecer os membros que compõem a sua família.
6) Identificar e diferenciar os alimentos doces dos salgados.
MATEMÁTICA
1) Reconhecer o percurso longo e curto.
2) Representar a situação-problema na forma de desenho.
3) Reconhecer, vivenciar e representar o nosso dinheiro através de cédulas ou moedas.
4) Reconhecer as quantidades através da receita;
5) Atividades variadas de matemática de adição, subtração, multiplicação e divisão;
Avaliação
-Os alunos serão avaliados no desempenho das habilidades e competências utilizadas nas atividades escritas e orais;
Espera-se que o aluno:
- Leia com dicção, clareza, pontuação, entonação e com prazer; Tenha participação espontânea e ativa.
Espera-se que o aluno:
- Leia com dicção, clareza, pontuação, entonação e com prazer; Tenha participação espontânea e ativa.
0 comentários:
Postar um comentário